Educação, cultura e esportes

Projeto reconhece jogo de queimada como modalidade esportiva

Esse reconhecimento possibilita a profissionalização e o acesso a incentivos financeiros

19/01/2022 - 16:02  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputada Celina Leão discursa no Plenário da Câmara
Celina Leão: o jogo de queimada é democrático e acessível

O Projeto de Lei 2810/21 reconhece o jogo de queimada como modalidade esportiva. Isso permite a profissionalização do esporte e o acesso a recursos e incentivos autorizados em lei.

Autora da proposta, a deputada Celina Leão (PP-DF) ressalta que o jogo de queimada, também conhecido internacionalmente como dodgeball, é um esporte coletivo bastante popular no Brasil e em diversos países. Apenas no Distrito Federal, segundo a deputada, há 32 times de queimada, masculinos e femininos.

“Pretendemos valorizar, incentivar o desenvolvimento dessa prática esportiva tão popular no nosso País e proporcionar que os incentivos financeiros previstos na legislação vigente possam ser destinados para essa modalidade”, afirmou.

A deputada destaca que o jogo de queimada é acessível e democrático e, por isso, pode ser facilmente inserido em projetos de escolas e comunidades carentes.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Esporte e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta