Segurança

Motociclistas podem ter de identificar capacetes

09/06/2006 - 12:55  

O Projeto de Lei 6650/06, do deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), propõe que seja gravado nos capacetes o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor da motocicleta. Segundo o deputado, muitos bandidos passaram a utilizar motos para cometer crimes, beneficiando-se da possibilidade de uma fuga rápida e do fato de não poderem ser reconhecidos se estiverem usando capacete com viseira escura.
A obrigatoriedade da identificação no capacete, prevê, vai desestimular esse tipo de conduta. "Vislumbramos com essa medida, de baixo impacto financeiro e fácil aplicabilidade, inibir a utilização de capacete não identificado como escudo para a prática de atos ilícitos", afirma.

Punição
Conforme a proposta, o motociclista que transitar sem a identificação no capacete cometerá infração gravíssima, sujeitando-se a pena de suspensão do direito de dirigir, recolhimento da habilitação e multa de R$ 574,62, além da perda de sete pontos. "Com esses procedimentos, esperamos fazer cumprir a nova exigência e alcançar o objetivo pretendido de contribuir para a queda dos elevados índices de crime", afirma Calheiros.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta