Educação, cultura e esportes

Câmara aprova criação da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher

As atividades serão realizadas anualmente em março nas instituições de educação básica

06/05/2021 - 21:14   •   Atualizado em 10/05/2021 - 09:36

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Carla Dickson(PROS - RN)
Carla Dickson, relatora do projeto

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6) a proposta que institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada nas escolas públicas e privadas. A medida consta do Projeto de Lei 598/19, de autoria do Senado. Devido às mudanças, a proposta precisa ser votada novamente pelos senadores.

De acordo com o substitutivo aprovado, da deputada Carla Dickson (Pros-RN), a semana será realizada anualmente em março nas instituições de educação básica. “Foi um momento de aprendizado para mim, em minha primeira relatoria de um projeto em Plenário. Esse projeto contribui com a cultura do respeito”, afirmou a relatora.

Dentre os diversos projetos apensados ao principal e englobados pelo substitutivo, está o PL 4318/19, das deputadas Aline Gurgel (Republicanos-AP) e Tabata Amaral (PDT-SP). "Fico muito feliz de ter meu segundo projeto de lei aprovado exatamente na defesa das mulheres, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", declara Aline Gurgel.

Ela lembrou que, quando foi secretária de governo no Amapá, proposta semelhante foi aprovada e auxiliou o combate à violência. "Quando nós o implementamos dentro das escolas, 70% das jovens estavam sofrendo violência no namoro", declarou. "É muito importante instituir essas relações e essas campanhas de conscientização dentro das escolas".

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Aline Gurgel(REPUBLICANOS - AP)
Deputada Aline Gurgel, autora de um dos projetos apensados ao texto aprovado

Entre os objetivos do texto aprovado estão o de contribuir para o conhecimento da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06); estimular a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher; e abordar os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, as medidas protetivas e os meios para o registro de denúncias.

Capacitação e igualdade
O texto coloca ainda como objetivos contribuir para o conhecimento das disposições da Lei Maria da Penha; integrar a comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das diversas formas de violência, principalmente as contra a mulher; e capacitar educadores e conscientizar a comunidade sobre violência nas relações afetivas.

A semana deverá ainda promover a igualdade entre homens e mulheres, de modo a prevenir e coibir a violência contra a mulher e promover a produção e a distribuição de materiais educativos relativos à temática nas instituições de ensino.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta