Política e Administração Pública

Oposição critica marcha ao STF e churrasco de Bolsonaro; presidente cancela festa

O presidente da República levou empresários ao Supremo Tribunal Federal para cobrar o relaxamento do isolamento social

08/05/2020 - 18:36   •   Atualizado em 09/05/2020 - 13:50

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para votação de propostas. Dep. Alice Portugal (PCdoB - BA)
Alice Portugal: não é momento de festa, é momento de salvar vidas

A oposição voltou a criticar a conduta do presidente da República, Jair Bolsonaro, diante da pandemia de Covid-19, especialmente a notícia de que ele pretende organizar um churrasco neste sábado para 30 convidados.

Bolsonaro anunciou o encontro em entrevista em frente ao Palácio da Alvorada. Para o líder da Oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), o presidente agiu com "escárnio". "Este não é o momento de se fazer churrasco. Ele está querendo comemorar o número de vítimas no Brasil? O que ele está pensando em fazer? Quem ele pensa que é para agir desse jeito?", condenou Molon. Ele lembrou que o PSB é autor de um dos pedidos de impeachment apresentados à Câmara.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) ressaltou que o Brasil é o novo epicentro do coronavírus e, portanto, o isolamento social deveria ser reforçado. "Nós estamos hoje com mais de 9 mil mortos. Mais de 30 pessoas, de onde venho, é festa. Não é momento de festa, é momento de salvar vidas", afirmou.

STF
A ida de Bolsonaro e ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrar o relaxamento do isolamento social também foi alvo de críticas da oposição. A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) afirmou que é preciso frear as atitudes do presidente que vão na contramão do combate ao vírus. "Ele é irresponsável por fazer uma pressão que não caberia ao Supremo Tribunal Federal".

Para o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), já não se pode mais falar em economia versus saúde. "Nessa hora, tem que ajudar a saúde e salvar a vida, para depois a vida salvar a economia. Só que o Bolsonaro não entende disso. Ele quer salvar primeiro a economia para depois ver o que faz com a vida. É uma equação que não fecha", afirmou.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) lembrou que o governo tem mecanismos para incentivar a manutenção dos empregos. "Não é hora de marchar ao STF, mas é necessário que se articulem políticas públicas, que se garanta a sobrevivência das empresas e que se garantam as condições sanitárias para que a quarentena se encerre mais rapidamente. É isso que nós temos que fazer!", disse.

Pânico
O deputado Giovani Cherini (PL-RS) defendeu Bolsonaro. Para ele, é necessário reabrir a economia de forma inteligente. "Criou um pânico social e vamos ter mais gente morrendo de ansiedade e depressão do que de coronavírus", afirmou. Ele criticou ainda as políticas de lockdown aplicadas por algumas cidades. "O presidente Bolsonaro tem muita razão na sua ansiedade: a economia também faz parte da saúde, não pode estar desconectada", afirmou.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.