Direito e Justiça

Projeto cria Procuradoria Regional da República em Minas Gerais

19/02/2020 - 10:01  

Júlio Minasi/Universidade de Brasília
Brasília - monumentos e prédios públicos - Procuradoria-Geral da República PGR Ministério Público Federal
PGR alega que a criação da regional em BH garantirá a atuação do MPF para prestação de suas atividades à população

O Projeto de Lei 6537/19, da Procuradoria-Geral da República, cria a Procuradoria Regional da República da 6ª Região, com sede em Belo Horizonte (MG). A proposta prevê a criação de 18 cargos de procurador regional nos quadros do Ministério Público Federal.

O texto também cria 57 cargos efetivos, 18 em comissão e 18 funções de confiança. O projeto estabelece que assim que instalada a Procuradoria Regional da República da 6ª Região, serão transferidos os processos e procedimentos sob sua atribuição.

Pela proposta, a criação de cargos prevista fica condicionada à expressa autorização na Lei de Orçamento Anual com a respectiva dotação suficiente para seu primeiro provimento. O valor previsto para o primeiro ano de funcionamento é de mais de R$ 10 milhões para o gasto de pessoal com procuradores e de quase R$ 11 milhões com servidores.

Na justificativa de apresentação da proposta, a Procuradoria-Geral da República, alega que a criação da regional garantirá a atuação do MPF para prestação de suas atividades à população.

“O estado de Minas Gerais é um dos grandes responsáveis pela enorme demanda processual na 1ª Região. Os números por si só já justificam a necessidade da presença física da 2ª instância do Judiciário e do MPF no estado”, explica.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6537/2019

Íntegra da proposta