Política e Administração Pública

Proposta suspende decreto que regulamenta produtos controlados pelo Exército

29/11/2019 - 16:10  

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 646/19 anula o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que aprovou o Regulamento de Produtos Controlados pelo Exército (armas, explosivos, munições e fogos de artifício).

Claudio Andrade/Câmara dos Deputados
Para Marcelo Freixo, decreto usurpa atribuição do Congresso

Entre outros pontos, o Decreto 10.030/19 trata dos métodos que deverão ser atendidos para fabricação e comércio de produtos controlados; quantidades de munições passíveis de aquisição por pessoas físicas; aquisição de armas e munições por caçadores, colecionadores e atiradores, e importação de armas e acessórios por via postal.

Para o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), autor da proposta, o decreto representa mais uma tentativa do governo de “usurpar a competência do Congresso Nacional para legislar sobre material bélico”. Além disso, ignora estudos sobre a ineficiência de armar civis para tentar coibir a violência.

“Diversos estudos apontam que ampliar a quantidade de armas de fogo em circulação produz aumento dos índices de homicídios intrafamiliares, feminicídios, suicídios e a possibilidade de acidentes envolvendo crianças e adolescentes”, disse Freixo.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Reportagem – Janary Júnior
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDL 646/2019

Íntegra da proposta