Direitos Humanos

Projeto busca elevar oferta de cães-guia a pessoas com deficiência visual

01/08/2019 - 12:21  

O Projeto de Lei 3125/19 cria o programa nacional de cães-guia com o objetivo de implantar centros de treinamento desses animais e integrar os já existentes.

A proposta também busca a disseminação de cursos de pós-graduação, em nível de especialização, para formação de treinadores e de instrutores de cães-guia; o estímulo ao voluntariado da população; e incentivos econômicos para treinamento desses animais.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
C.E. Extinguir o Foro Especial (PEC 333/17)
Diego Garcia: "Não há animais em quantidade e geograficamente próximos para atender todas as pessoas com deficiência visual"

De acordo com o texto, os centros de treinamento de cães-guia deverão dispor, no mínimo, de área de treinamento ao ar livre; canis de abrigo, de socialização e de treinamento; consultório de clínica médica veterinária e maternidade; sala de cirurgia emergencial; e salas de aulas.

O projeto propõe que a área de treinamento simule as vias, estruturas e obstáculos que podem ser encontrados em uma cidade e que os equipamentos listados sejam compartilhados com faculdades de medicina veterinária e/ou com hospitais veterinários.

O autor do projeto, deputado Diego Garcia (Pode-PR), lembra que ainda é muito limitada a oferta de cães-guia.

“Em um país com mais de meio milhão de cegos e pelo menos seis milhões de pessoas com baixa visão, simplesmente não há animais em quantidade e geograficamente próximos para atender a todos os deficientes com desejo e com condições de utilizar esses animais de trabalho e de companhia”, diz o parlamentar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier Edição – Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta