Política e Administração Pública

Maia anuncia acordo para excluir de MP regras sobre licenciamento ambiental em terras indígenas

05/06/2018 - 18:09  

Após questionamento do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou que as lideranças do governo e da Minoria acertaram um acordo para suprimir do parecer da Medida Provisória 820/18 as regras sobre licenciamento ambiental em terras indígenas.

Essas regras foram incluídas pelo relator da MP, deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), em seu projeto de lei de conversão. O parecer de Jhonatan muda a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (6.938/81) para fixar em 30 dias o prazo que a Fundação Nacional do Índio (Funai) terá para se manifestar sobre a autorização de estudos ambientais em terra indígena para a realização de empreendimentos.

Em razão do acordo, a oposição vai desistir dos requerimentos de obstrução da matéria.

Auxílio a imigrantes
A MP 820/18 foi editada para definir ações de assistência emergencial a migrantes e imigrantes em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária.

O governo editou a MP por causa da crescente imigração de venezuelanos para o Brasil, mas suas regras podem ser aplicadas também a outras situações.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 820/2018

Íntegra da proposta