Política e Administração Pública

Cooperativas de crédito estimulam desenvolvimento dos municípios, diz deputado

28/11/2017 - 18:09  

Assista ao vivo

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS) defendeu a importância de ampliar os limites operacionais das cooperativas de créditos nos municípios brasileiros. Segundo ele, o cooperativismo de crédito representa o desenvolvimento local de comunidades que investem seu dinheiro na própria economia.

“Existem muitos projetos sendo financiados hoje com recursos próprios do cooperativismo. Muitos agricultores tiveram acesso à tecnologia, a um computador, a um trator, a uma máquina agrícola graças ao cooperativismo de crédito”, disse ele, ao defender a aprovação da proposta que permite às cooperativas de crédito captarem recursos de municípios, de seus órgãos ou entidades e das empresas por eles controladas – PLP 100/11.

O líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que o cooperativismo incentiva o investimento do poder público municipal e é um instrumento importante de crédito. “Esse projeto é uma grande conquista e vai permitir cada vez mais a organização do cooperativismo em mais de 2.500 municípios”, disse Guimarães.

O líder do PMDB, deputado Baleia Rossi (SP), cumprimentou o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e disse que a proposta atende às cooperativas, às prefeituras e leva desenvolvimento a todas as partes do País.

Por outro lado, o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), apesar de reconhecer a importância das cooperativas, sustentou que o processo de obstrução está relacionado à política de Estado adotada pelo governo federal e à iminente votação da reforma da Previdência. O Psol foi o único partido a encaminhar contra o PLP 100/11.

“Somos contra porque estão destruindo as finanças municipais com essa política recessiva de ajuste fiscal e com a possível reforma da Previdência, que vai inviabilizar aposentadoria de trabalhadores rurais e restringir os recursos que circulam nessas economias”, justificou.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.