Política e Administração Pública

Líder do Psol critica substituição de bancos públicos por cooperativas em pequenos municípios

28/11/2017 - 17:16   •   Atualizado em 28/11/2017 - 18:11

Assista ao vivo

O líder do Psol, deputado Glauber Braga (RJ), criticou há pouco o Projeto de Lei Complementar 100/11, em análise neste momento pelo Plenário. O projeto autoriza cooperativas de crédito a prestar serviços bancários a municípios, facilitando a movimentação financeira onde não há agência bancária.

Para Braga, as cooperativas de crédito têm um papel importante, mas não podem ser substitutas dos bancos públicos. “Está havendo o desmonte dos bancos públicos. Você fecha agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e o que você vai colocar no lugar são cooperativas de crédito?”, questionou.

Braga anunciou obstrução da pauta em protesto contra a reforma da Previdência, que pode ser analisada pelo Plenário da Câmara já na próxima semana.

Defesa do projeto
O deputado Maia Filho (PP-PI), por sua vez, ressaltou que as cooperativas de crédito já existem em mais de 4.700 cidades brasileiras e possuem mais de R$ 78 bilhões em ativos que, na opinião dele, devem ser aproveitados pelos municípios. “Esse projeto permite que aquele recurso que é escasso no município fique lá mesmo na economia local, formatando e gerando empregos. É uma solução inteligente para a crise que o Brasil atravessa”, declarou.

Maia Filho disse ainda que a discussão sobre a reforma da Previdência terá sua vez e não cabe inviabilizar outras votações neste momento. “Vamos discutir a reforma da Previdência na hora que formos votá-la aqui”, finalizou.

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.