Relações exteriores

CCJ aprova acordo educacional entre Brasil e Eslovênia

07/07/2017 - 10:25  

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Reunião de instalação da comissão e eleição do novo presidente. Presidente eleito, dep. Capitão Augusto (PR-SP)
Capitão Augusto: O instrumento celebrado vem a contribuir para o progresso de ambos os povos, proporcionando a formação e o aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e estudantes

O Acordo-Quadro de Cooperação no Domínio Educacional assinado entre os governos do Brasil e da Eslovênia, em 2011, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto (PDC 430/16) recebeu parecer favorável do deputado Capitão Augusto (PR-SP).

O acordo chegou à Câmara dos Deputados por meio de mensagem presidencial (MSC 452/15).

Acordo-quadro é o nome utilizado na diplomacia para descrever documento que estabelece o marco geral de cooperação entre dois países.

O acordo assinado com a Eslovênia prevê, entre outros mecanismos de cooperação, o intercâmbio de professores, pesquisadores, leitores, estudantes e gestores educacionais; o desenvolvimento conjunto de projetos educacionais, incluindo programas de bolsas de estudos; e o estímulo a publicações educacionais e científicas conjuntas.

O texto prevê ainda a participação de brasileiros no Programa de Jovens Pesquisadores, administrado pela Agência Eslovena de Pesquisa, e nos programas do Centro Internacional para a Promoção de Empresas (ICPE), em Liubliana, capital do país.

Situada na Europa Central, a Eslovênia possui uma área equivalente ao estado de Sergipe. A população é estimada em cerca de dois milhões de habitantes. O país abriu embaixada no Brasil em 2010.

Tramitação
O PDC 430 será analisado agora no Plenário da Câmara. Se aprovado, segue para o Senado.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta