Economia

Comissão aprova 20% de financiamentos do BNDES para microempresas

03/07/2017 - 16:47  

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Lançamento do livro
Wolney Queiroz: acesso mais fácil das microempresas aos recursos do BNDES

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou projeto do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) que obriga o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a destinar às pequenas e microempresas pelo menos 20% dos financiamentos oriundos de recursos captados de fontes públicas, incluindo o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O Projeto de Lei 4607/16 recebeu parecer favorável do deputado Wolney Queiroz (PDT-PE). Para ele, o acesso das microempresas a empréstimos do BNDES “é difícil e problemático nas condições atuais.”

“O projeto é uma medida meritória e com potencial de incrementar o desenvolvimento econômico nacional”, disse Queiroz.

Atualmente, os recursos utilizados pelo BNDES têm diversas origens, sobretudo governamentais. Em 2016, por exemplo, 50,2% dos empréstimos tiveram origem em recursos repassados pelo Tesouro Nacional para o banco. Os repasses do FAT e o PIS/Pasep responderam por 30,6%.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4607/2016

Íntegra da proposta