Agropecuária

Comissão rejeita vincular créditos do BNDES à geração de empregos no campo

08/06/2017 - 17:47  

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Alceu Moreira (PMDB - RS)
Alceu Moreira; exigência do projeto seria incorporada a outros procedimentos para a liberação de crédito já adotados pelo BNDES, gerando custos operacionais e atraso nas operações

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 3615/15, que condiciona os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para compra de máquinas e equipamentos agrícolas à geração de emprego e renda para os trabalhadores rurais.

Segundo o autor, deputado Helder Salomão (PT-ES), o objetivo é proteger o trabalhador rural do eventual desemprego provocado pela mecanização e automação de atividades agrícolas.

Inoportuna e contraproducente
No entanto, o relator da matéria, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), acredita que a iniciativa é “inoportuna e contraproducente”.

Ele explicou que a exigência do projeto seria incorporada a outros procedimentos para liberação de crédito já adotados pelo BNDES, gerando custos operacionais e atraso nas operações.

Além disso, o deputado acrescentou que, “no contexto da concorrência do mercado agrícola internacional, a mecanização e automação podem ser condições essenciais para a viabilidade econômica de um empreendimento rural, garantindo a manutenção do seu nível de empregos”.

O projeto altera a Lei 5.662/71, que enquadra o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDE) na categoria de empresa pública.

Tramitação
A proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta