Política e Administração Pública

Invasão do Plenário da Câmara repercute na Comissão da Reforma Política

16/11/2016 - 16:46  

Em reunião da Comissão Especial da Reforma Política, os deputados Betinho Gomes (PSDB-PE) e Sérgio Souza (PMDB-PR) criticaram a invasão do Plenário da Câmara por manifestantes, ocorrida há pouco. Gomes, que estava no Plenário, relatou agressões dos invasores a assessores de partidos. “É preocupante e serve de alerta. Estamos voltando à era dos extremos”, disse Betinho Gomes, para quem a reforma política, em discussão na Câmara, “pode reaproximar a população do Parlamento. Sem um Parlamento altivo, não se tem democracia”.

O relator da comissão, deputado Vicente Candido (PT-SP) concordou. Ele disse que a reforma pode “dar uma resposta às agressões” à política. Ao também criticar a invasão do Plenário, presidente do colegiado, deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA) reafirmou a legitimidade dos parlamentares na busca de soluções para os atuais problemas da política brasileira e ressaltou que os deputados “não abrem mão das prerrogativas para examinar os temas”.

Na reunião desta quarta-feira, a comissão especial iniciou a discussão em torno de pontos menos polêmicos: desincompatibilização para a disputa de cargos eletivos, pré-campanha eleitoral, pesquisas eleitorais e antecipação de registro de candidaturas. A intenção é buscar o consenso possível entre os parlamentares para posterior discussão também com cientistas políticos, movimentos sociais e outros atores políticas. Os debates foram encerrados há alguns minutos e serão retomados na manhã desta quinta-feira (17).

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.