Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)
Fundo de Financiamento da Democracia pode se tornar única fonte de financiamento eleitoral
08/11/2016 - 09h53
-
Fundo de Financiamento da Democracia pode se tornar única fonte de financiamento eleitoral
O financiamento de campanha eleitoral deverá tomar boa parte dos debates na Comissão Especial da Reforma Política.
Uma das propostas, de iniciativa do deputado Marcus Pestana, do PSDB mineiro, é a criação de um fundo especial, formado por 2% do montante total e anual das receitas do Imposto de Renda.
O Fundo de Financiamento da Democracia, se aprovado, vai ser a única fonte de financiamento das atividades partidárias e das campanhas eleitorais. Assim, fica proibida qualquer outra forma de financiamento, ainda que privada.
Para apresentar detalhes do projeto, o deputado, que também é 2º vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política, esteve Com a Palavra.
Segundo ele, a proposta prevê que o contribuinte poderá indicar na Declaração do Imposto de Renda qual partido receberá 70% dos recursos. Se não tiver nenhuma predileção partidária, o dinheiro vai para o fundo, em geral. Com a aprovação do projeto, o Fundo Partidário passará de R$ 816 milhões do Orçamento da União para R$ 3 bilhões.
Ainda segundo Marcus Pestana, o objetivo é fortalecer a democracia, dar mais transparência aos recursos destinados às eleições e acabar com a corrupção por meio do caixa dois.
Ouça todos os detalhes no áudio da entrevista.
Apresentação – Elisabel Ferriche e Mariana Monteiro