Cidades e transportes

Viação e Transportes debate funcionamento ininterrupto de metrôs e ônibus

07/11/2016 - 11:47  

A Comissão de Viação e Transportes promove debate, nesta quinta-feira (10), sobre proposta que torna obrigatório o funcionamento por 24 horas, diariamente, dos serviços de ônibus em cidades com mais de 300 mil habitantes, e de metrôs e trens de regiões metropolitanas durante todas as horas nos finais de semana (PL 5122/13).

O debate foi sugerido pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). Ele destaca que as ações em leis e campanhas educativas para não se combinar álcool e direção ao volante devem vir acompanhadas de solução para o transporte das pessoas nos grandes centros urbanos. “Trata-se de assunto da mais alta importância para o aumento da segurança e da qualidade de vida dos cidadãos das cidades médias e grandes do nosso País”, afirma Macris.

Pela proposta, os metrôs e trens devem funcionar em período integral apenas nos finais de semana, com intervalo não superior a 30 minutos entre as partidas, da 0 hora às 4 horas da manhã. Durante a semana, Izar lembra que é necessário o desligamento da rede durante a madrugada para reparos e manutenção.

A obrigação para ônibus, no entanto, é para todos os dias da semana, com regras que devem ser definidas por regulamentação local, de responsabilidade dos municípios.

Foram convidados:
- o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Jourbert Fortes;
- o diretor de Operações da Companhia do Metropolitano de São Paulo ( Metrô SP), Mario Fioratti;
- o gestor de atendimento da Viaquatro, José Luiz Bastos;
- o diretor de operações da Supervia, João Gouveia; e
- o presidente da Companhia Metropolitana de Brasília (Metrô DF), Marcelo Dourado.

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 13.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5122/2013

Íntegra da proposta