Política e Administração Pública

Advogado nega conhecer escritórios que prestariam serviços ao grupo Gerdau

29/06/2016 - 12:06  

Assista ao vivo

O advogado Amador Outerelo Fernández, que trabalha há 25 anos na defesa do grupo Gerdau, disse, em depoimento à CPI do Carf, que desconhece outros escritórios de advocacia que trabalharam para a empresa em processos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

O Ministério Público acusa o grupo de subcontratar escritórios de consultoria e de advocacia para "dissimular" a prestação de serviços dos lobistas que atuavam em benefício da empresa no Carf. A Gerdau teria contratado para isso as empresas Alfa Antenas, Advocacia Mussi, Limoeiro & Padovan (do ex-conselheiro do Carf Dorival Padovan), Albert Rabelo Limoeiro, Bruno dos Santos Padovan, André Davis Almeida e Amador Outerelo Fernández.

“Desconheço a existência desses terceiros escritórios”, disse Fernández, ao ser questionado pelo relator da CPI, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA).

Fernández não conseguiu explicar, porém, a descoberta, em uma interceptação feita pela Polícia Federal, de um email em que ele antecipava para o então conselheiro do Carf José Ricardo da Silva o teor da defesa da Gerdau em um processo no Carf.

“Consta dos autos uma mensagem do senhor para José Ricardo com a defesa da Gerdau. Qual o objetivo dessa mensagem?”, perguntou o deputado Izalci (PSDB-DF).

“Desconheço esse documento. Eu não iria mandar essa mensagem para ele, que não era o relator. Eu poderia mandar para o Marco Biondo, que era chefe do jurídico da Gerdau, não para ele”, disse Fernandez.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, a Gerdau teria usado caixa dois para pagar lobistas acusados de subornar conselheiros do Carf.

Os suspeitos de atuarem em favor da empresa são o advogado José Ricardo da Silva (dono da empresa SGR Consultoria e ex-conselheiro do Carf) e o lobista Alexandre Paes dos Santos – que já prestaram depoimento à CPI e ficaram em silêncio.

A reunião está sendo realizada no plenário 7.

Mais informações a seguir.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.