Política e Administração Pública

Sem quórum e sem acordo para votar contas de Dilma, Comissão de Orçamento suspende reunião

Colegiado tem novo encontro marcado para esta quarta-feira, às 10 horas

15/03/2016 - 16:54  

Os líderes partidários não conseguiram fechar um acordo para votar o relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que aprova, com ressalvas, as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014 na Comissão Mista de Orçamento (CMO). A reunião deliberativa desta terça-feira foi suspensa por falta de quórum.

O deputado Caio Narcio (PSDB-MG) apresentou um requerimento para que o parecer de Gurgacz seja o último item da pauta do colegiado, que tem outros 21 textos à frente, entre medidas provisórias de crédito extraordinário (709/15 e 710/16), requerimentos e relatórios de gestão fiscal do governo federal.

Narcio justificou que a oposição quer, antes, limpar a pauta, que tem matérias importantes, não concordando com a votação das contas agora. “Se eles [governistas] forçarem, nós vamos obstruir”, disse.

Falando pelo governo, o deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT), por sua vez, afirmou que o melhor é enfrentar logo o tema. “Precisamos votar e passar essa pauta [das contas]. A população quer ações de nós, parlamentares”, disse.

A presidente da comissão, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), manteve a reunião marcada para amanhã (16), às 10 horas, no plenário 2. Ela informou que “vai tocar a pauta” e aguardar uma sinalização dos partidos sobre as contas presidenciais.

As contas de 2014 foram analisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou ao Congresso Nacional a rejeição da matéria, com base em 12 irregularidades.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 709/2015

Íntegra da proposta