Deputados voltam a pedir afastamento de presidente do Conselho de Ética
10/12/2015 - 10:37

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) cobrou que o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), se posicionasse sobre questão de ordem feita ontem, pedindo o seu afastamento da presidência do colegiado. “Entendo que seu desejo de punir está contaminando a sua decisão. Que Vossa Excelência, de ofício, se afaste”, disse.
Em relação ao afastamento do relator Fausto Pinato (PRB-SP), por fazer parte do mesmo bloco partidário que o PMDB, partido de Eduardo Cunha, o presidente do conselho informou que, quando o relator foi indicado, o seu partido não fazia parte do bloco.
O deputado Manoel Junior (PMDB-PB) afirmou que Araújo tem descumprido o regimento da Câmara e do Conselho. “É importante dizer que esse processo está se retardando por Vossa Excelência não estar cumprindo o regimento”, cobrou. Manoel Junior leu as notas taquigráficas da reunião da última quarta-feira (9), no processo de votação de requerimento de adiamento de votação da representação contra o presidente Eduardo Cunha.
Já os deputados Betinho Gomes (PSDB-PE) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) cobraram que o presidente encerre as discussões paralelas e que dê prosseguimento à pauta do colegiado.
“Peço que Vossa Excelência seja objetivo nas questões. O Brasil quer que o conselho avance no processo de admissibilidade”, disse Gomes.
A reunião acontece no plenário 7.
Mais informações a seguir.
Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Mônica Thaty