Saúde

Começa comissão geral para debater o uso da fosfoetanolamina no tratamento do câncer

24/11/2015 - 10:45  

Assista ao vivo

Começou, há pouco, a comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados para discutir a utilização da fosfoetanolamina sintética, que está sendo chamada de "pílula do câncer". O debate foi proposto pelo líder do Solidariedade, deputado Arthur Oliveira Maia (BA).

A substância ganhou destaque no noticiário após virar caso de Justiça. A fosfoetanolamina ainda não foi liberada para venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alega que não foram feitas pesquisas conclusivas sobre seus efeitos em seres humanos, mas alguns pacientes entraram com ações na Justiça para poder se tratar com a substância, que vem sendo apontada como revolucionária no tratamento do câncer. A droga foi desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, no início dos anos 90.

O assunto foi debatido recentemente em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família; e o governo anunciou que irá destinar recursos para ampliar as pesquisas sobre a substância.

Participe
Os internautas podem participar ao vivo do debate, enviando perguntas. Basta clicar no link do e-Democracia e entrar na sala de bate-papo.

Mais informações a seguir.

Da Redação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.