Ciência, tecnologia e Comunicações

Começa reunião de CPI para discutir segurança das urnas eletrônicas

03/11/2015 - 15:55  

Assista ao vivo

Começou há pouco a reunião da CPI dos Crimes Cibernéticos que vai discutir a segurança das urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições.

A comissão ouvirá os depoimentos de três pessoas: José de Melo Cruz, coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE; Giuseppe Janino, secretário de Tecnologia da Informação do TSE; e a advogada Maria Aparecida da Rocha Cortiz, integrante do Conselho Multidisciplinar Independente (CMind), uma organização não governamental que aponta fragilidades no sistema.

Os depoentes foram convocados a pedido do deputado Fábio Sousa (PSDB-GO). Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, “é de amplo conhecimento que a urna eletrônica, sendo um sistema de computação, é passível de sofrer invasões; assim conclui-se que é passível de sofrer crimes cibernéticos”. De acordo com o deputado, “o software da urna pode ser alterado e fraudado por hackers”. Os técnicos do TSE sempre negaram a possibilidade de fraudes no sistema.

Brechas
Fábio Sousa citou dois especialistas que, como integrantes do CMind, apontaram possibilidades de fraude no sistema: Diego Aranha (pesquisador da Universidade de Campinas-Unicamp) e Pedro Rezende (professor da Universidade de Brasília-UnB).

O CMind questiona a contratação, pelo TSE, da empresa Módulo Security, responsável pelo sistema, e aponta a possibilidade de fraudes. Antes das eleições do ano passado, um aluno da UnB, a pedido da organização, teria descoberto um software que supostamente permite a instalação de programas fraudados, chamado Inserator, no sistema de contagem de votos.

A entidade também aponta como brecha para eventuais fraudes o uso da internet para envio dos programas, pelo TSE, para os tribunais regionais eleitorais.

A reunião ocorre no plenário 9.

Mais informações a seguir

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.