Reunião é suspensa, mas PEC das Demarcações pode ser votada ainda hoje
27/10/2015 - 17:40
Devido ao início da Ordem do Dia do Plenário da Câmara, o presidente da comissão especial da PEC das Demarcações de Terras Indígenas (PEC 215/00), deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), suspendeu, temporariamente, a reunião para votação da matéria. Segundo Leitão, o encontro será retomado ainda hoje, assim que acabar a Ordem do Dia.
Na reunião desta tarde, a bancada ruralista, em maioria na comissão, derrubou vários requerimentos apresentados pelos partidos contrários à PEC para adiar a votação. Foram mais de três horas de debates, antes da suspensão. O clima ficou tenso em vários momentos. Indígenas foram barrados no plenário 14, onde acontecia a reunião, e ainda fazem manifestação nos corredores das comissões.
Mais cedo, o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), anunciou alterações no substitutivo que apresentou à proposta inicial. Entre as novas medidas previstas estão a adoção de rito semelhante ao de medida provisória para a tramitação, no Congresso Nacional, do projeto de lei do Executivo que trate de demarcação de terras indígenas; e a garantia de uma vaga permanente para indígenas na Câmara dos Deputados.
Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Marcelo Oliveira