Financiamentos a empresas da Lava Jato foram legais, diz presidente do BNDES
27/08/2015 - 11:24

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou há pouco que o banco não está sofrendo nenhuma exposição a risco pode ter financiado empresas investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apura corrupção na Petrobras.
Ele disse aos deputados que o banco adotou um procedimento “de grande cautela, dentro da lei” em relação às empresas investigadas que possuem operações com o BNDES. Segundo ele, todas as operações de empréstimos foram reexaminadas quanto às condições de rating (classificação de risco) e da capacidade econômico-financeira de cada empresa.
Em resposta ao deputado Miguel Haddad (PSDB-SP), autor do requerimento para convite de Coutinho à CPI, ele explicou que o BNDES não tem exposição direta a empreiteiras. “A exposição é a projetos onde eventualmente essas empresas podem ser sócias, junto com outras, em sociedades de propósito específico [SPEs]”, disse Coutinho, que depõe neste momento na CPI do BNDES. As SPEs são sociedades empresariais formadas para a execução de determinado empreendimento.
Algumas empresas, que ele disse que só citaria em uma reunião reservada da CPI, não podem mais operar com o banco. Mas ele afirmou que cada caso precisa ser analisado para saber se o CNPJ investigado pela Operação Lava Jato está envolvido em práticas de corrupção. “Temos que dar um tratamento cauteloso, caso a caso, dentro da lei e dentro dos normativos que somos obrigados a atender”, afirmou.
A reunião ocorre no plenário 11.
Continue acompanhando esta cobertura
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Daniella Cronemberger