Política e Administração Pública

Presidente do BNDES ressalta que as decisões sobre financiamento são colegiadas

27/08/2015 - 11:09  

Assista ao vivo

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse há pouco que todas as decisões da instituição sobre financiamento são colegiadas e que o banco possui atualmente a menor inadimplência de todo o sistema financeiro nacional.

Coutinho está depondo neste momento na CPI do BNDES, que apura supostas irregularidades em operações de empréstimo do banco entre 2003 e 2015.

Segundo ele, o BNDES “cumpre com folga todas as regras do regulador”. “Observamos todas as orientações dos órgãos de controle”, disse. Entre eles estão o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Durante sua apresentação aos deputados, ele buscou reforçar que o BNDES possui situação financeira saudável, com baixo risco de inadimplência e que gera lucratividade para o Tesouro Nacional, através de dividendos. “É uma instituição rentável, com uma carteira de qualidade e que opera com um spread muito baixo”, afirmou.

Investimento
O presidente do banco fez uma explanação sobre a situação financeira da instituição e seu peso na economia brasileira. Ele afirmou que a carteira de crédito equivale a 11% do Produto Interno Bruto (PIB), o que torna o BNDES um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo. “Uma parcela dos investimentos [no País] não aconteceria sem a participação do BNDES”, disse.

Coutinho disse ainda que o banco atua com transparência e que o site da instituição divulga todas as informações, como beneficiários de empréstimos, taxas e prazos de pagamento. “Cumprimos com regras de governança e compliance [cumprimento de normas reguladoras] rigorosas. É uma instituição extremamente transparente”.

Neste momento, os parlamentares iniciam suas perguntas à Luciano Coutinho - 23 deputados estão inscritos.

A reunião ocorre no plenário 11.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.