Direitos Humanos

PEC da demarcação de terras indígenas é um escândalo e uma vergonha, diz deputado

16/04/2015 - 12:52  

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) disse na sessão solene comemorativa do Dia do Índio, no Plenário da Câmara, que a PEC 215/00, que transfere do Executivo para o Legislativo a decisão sobre a demarcação de terras indígenas, não deveria nem sequer ter sido apresentada.

“É um escândalo, uma vergonha, é uma afronta ao que existe de mais sagrado, que são os direitos e garantias individuais dos primeiros habitantes deste País. Também fere a separação de Poderes, por retirar atribuições do presidente da República!”

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) previu que a PEC será arquivada. Se a proposta fosse aprovada, afirmou, levaria ao extermínio dos povos indígenas no Brasil. A deputada defendeu a demarcação imediata das terras indígenas cujos processos estão pendentes.

Assista ao vivo

Mais informações a seguir

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.