Direitos Humanos

Se a PEC 215 for aprovada, não serão criadas mais terras indígenas, diz Marina Silva

16/04/2015 - 11:58  

Maryanna Oliveira / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional do Índio. ex-senadora, Marina Silva
Para Marina Silva, é "falácia" dizer que transferir a decisão sobre terras indígenas para o Congresso torna o processo mais democrático

A ex-senadora, ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à Presidência Marina Silva disse que, se a PEC 215/00 for aprovada, nunca mais se criará uma terra indígena no País. Segundo ela, é uma “falácia” dizer que é mais democrático transferir para o Congresso a decisão sobre a demarcação de terras indígenas.

Ela citou que a PEC retira poderes do presidente da República e disse que, na sua opinião, os poderes do presidente são cláusula pétrea, que não podem sequer ser objeto de proposta de emenda constitucional. “Só mesmo uma nova Constituinte pode mudar isso”, disse.

“Eliminamos um milhão de índios a cada século no Brasil, e ainda queremos mais”, afirmou. Ela ressaltou que essa luta não é apenas dos índios, mas de todos que têm uma responsabilidade espiritual com a diversidade.

“Essa luta é crucial”, acrescentou ela, ao considerar que, nos últimos anos, há um esforço muito grande para reduzir as conquistas da agenda socioambiental. Marina Silva conclamou os parlamentares a votar contra a PEC.

Assista ao vivo

Mais informações a seguir

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.