Política e Administração Pública

Deputado do PV diz que comissão da reforma política está em sintonia com as ruas

27/03/2015 - 10:42  

Assista ao vivo

O deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) destacou a importância de a Câmara dos Deputados pautar a reforma política no início da legislatura. O parlamentar disse que a comissão especial que discute o tema, embora com divergências, está em sintonia com as ruas. “Chegamos a alguns diagnósticos: eleições caras, que contribuem com a corrupção no País; e o sistema eleitoral atual que impede a aproximação entre eleitores e eleitos e a pluralidade de opiniões e não garante a governabilidade”, disse o parlamentar durante a segunda edição do Câmara Itinerante, que ocorre na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O deputado, que é suplente da comissão especial, explicou os principais pontos em discussão no colegiado como o sistema eleitoral, o fim da reeleição, o financiamento eleitoral e a duração de mandatos. Gussi também defendeu limite de gastos para as campanhas eleitorais.

Pacto federativo
Já o relator da comissão especial que debate o pacto federativo, deputado André Moura (PSC-SE), afirmou que não é possível pensar em uma reforma tributária, sem discutir o pacto federativo. “Não podemos falar de partilha de tributos, sem antes falar de direitos e deveres de todos os entes federados”, sustentou o deputado, que também participa do debate em São Paulo.

De acordo com Moura, após a Constituição de 1988, os estados, os municípios e o Distrito Federal assumiram responsabilidades sem recursos suficientes. “A distribuição das receitas entre União, estados, DF e municípios é injusta. Temos que ter a preocupação de não afetar as receitas de nenhum deles”, destacou.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.