Foster: TCU melhorou gestão da Petrobras, mas quem descobriu corrupção foi a polícia
26/03/2015 - 11:23 • Atualizado em 26/03/2015 - 11:23

A ex-presidente da Petrobras Graça Foster disse que os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União, melhoraram a gestão da estatal, mas acrescentou que a corrupção na empresa foi descoberta pela polícia. “O grande descobridor foi a Polícia Federal, não foram os auditores nem a própria empresa que descobriu”, disse ela, ao responder pergunta do relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).
Ela disse que a Price Waterhouse, empresa de auditoria contratada pela Petrobras, avalizou sem ressalvas as contas da empresa a respeito do primeiro trimestre de 2014. Ela acrescentou que a Price só mudou o parecer depois da divulgação dos depoimentos dos delatores Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef.
O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) questionou as perguntas do relator à ex-presidente da empresa a respeito da saúde financeira da Petrobras e do mercado de petróleo mundial. “Estamos aqui para investigar corrupção na Petrobras”, disse o deputado.
O presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), no entanto, respondeu que o relator tem o direito de fazer as perguntas que quiser, pelo tempo que desejar.
Ao responder as perguntas de Luiz Sérgio, Graça Foster disse que o câmbio é, hoje, um dos grande problemas da empresa. “O dólar acima de R$ 3 é muito ruim para a Petrobras”, disse ela.
Essa é a quinta vez que a ex-presidente vem ao Congresso explicar irregularidades na Petrobras.
A CPI está reunida no plenário 2. Há pouco a reunião havia sido suspensa para que os deputados pudessem participar da votação que estava ocorrendo no Plenário da Câmara.
Mais informações a seguir.
Reportagem - Antonio Vital
Edição - Natalia Doederlein