Política e Administração Pública

Pequenas e médias prefeituras estão falidas, aponta parlamentar

17/03/2015 - 17:27  

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
João Rodrigues
João Rodrigues: não há como melhorar a situação dos municípios sem mexer no bolo tributário.
Os deputados federais e ex-prefeitos Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) e João Rodrigues (PSD-SC) reforçaram nesta terça-feira (17), durante comissão geral que debateu na Câmara dos Deputados o pacto federativo, a necessidade de encontrar soluções práticas para a redistribuição das receitas do País.

Para João Rodrigues, que esteve à frente das prefeituras de Pinhalzinho e de Chapecó, em Santa Catarina, na realidade de hoje, o prefeito tem duas alegrias: a primeira quando ganha a eleição e a segunda quando consegue terminar o mandato sem ter nenhum processo contra ele.

Segundo ele, é fundamental mexer no Orçamento da União para equilibrar as contas municipais. “Não há como melhorar a condição de cada município sem mexer no bolo tributário. Não há uma prefeitura de pequeno e médio porte que não esteja falida”, disse o deputado, acrescentando que os prefeitos comemoram a inauguração de uma creche já imaginando de onde virão os recursos para mantê-la funcionando.

Já Veneziano Vital do Rêgo, ex-prefeito de Campina Grande (PB), ressaltou que, nos últimos anos, os municípios até passaram a receber recursos que não recebiam antes. Mesmo assim, de acordo com ele, o volume é insuficiente para atender a todas as demandas acumuladas locais.

Reportagem – Murilo Souza e Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.