Política e Administração Pública

Deputado do Pros sugere eleições separadas para Executivo e Legislativo

17/03/2015 - 13:00  

Assista ao vivo

O deputado Valtenir Pereira (Pros-MT) defendeu a separação das eleições para o Executivo e para o Legislativo, ao participar de reunião da Comissão Especial da Reforma Política (PECs 344/13, 352/13 e outras). Na hipótese, esses pleitos ocorreriam alternadamente a cada dois anos, com eleições para vereadores, deputados e senadores no primeiro e para prefeito, governador e presidente no segundo pleito.

A comissão especial analisa neste momento propostas de fim da reeleição para cargos do Poder Executivo, o estabelecimento de mandato de cinco anos para todos os cargos e a coincidência de mandatos em todos os níveis (municipal, estadual e federal).

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator na comissão especial, defendeu os três tópicos, sugerindo a coincidência de mandatos já a partir de 2018. A maior parte dos parlamentares manifestou apoio ao fim da reeleição e ao mandato de cinco anos.

Houve divergência em relação ao melhor momento para promover a coincidência de mandatos, especialmente por conta dos impactos nos municípios. A maior parte dos parlamentares concordou com a necessidade de promover as reformas o mais rápido possível, concordando com a proposta do relator.

À exceção do sistema eleitoral e do financiamento de campanhas, o colegiado continuará analisando tópicos relacionados à reforma eleitoral em mais dois encontros, na tarde desta terça-feira, a partir das 14h30, e na próxima quinta-feira, às 10 horas.

A reunião continua no plenário 9.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.