Educação, cultura e esportes

Comissão de Cultura celebra Dia do Samba

Os parlamentares presentes defenderam a aprovação de projetos que garantem recursos do orçamento para financiar a cultura brasileira.

02/12/2014 - 23:37  

No dia em que o samba é celebrado nacionalmente, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados prestou homenagem a um dos ritmos mais populares do Brasil. O grupo Heróis de Botequim, de Goiânia (GO), e o sambista Caçula do Pandeiro, de Cuiabá (MT), foram os artistas que participaram da homenagem nesta terça-feira (2).

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Manifestos Culturais  em comemoração ao Dia Nacional do Samba
Manifestos culturais em comemoração ao Dia Nacional do Samba.

A data foi criada ainda nos anos 1940, quando um vereador baiano propôs comemorar o ritmo no dia em que o grande sambista Ary Barroso -- natural de Minas Gerais -- visitou Salvador pela primeira vez. O compositor de "Aquarela do Brasil" teria exaltado a Bahia na letra da música "Na baixa do sapateiro" antes mesmo de ter conhecido o estado.

A presidente da Comissão de Cultura, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), aproveitou a ocasião para defender a aprovação de projetos que buscam mais recursos para a cultura brasileira, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 421/14) que estabelece um percentual mínimo de recursos públicos a serem aplicados em produção, difusão e preservação do patrimônio cultural, a PEC da Cultura.

Textos semelhantes ao da proposta já tramitaram na Casa em anos anteriores (como as PECs 324/01, 150/03 e 310/04), mas não conseguiram aprovação. O mais recente, apresentado neste ano pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), propõe a aplicação gradual e crescente dos recursos. O texto aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Outro projeto de lei enfatizado pela deputada Alice Portugal é o Procultura (PL 6722/10), que cria o Fundo Nacional de Cultura e busca democratizar os recursos para o setor. A matéria aguarda retorno do Senado Federal.

"O samba é a grande credencial da música popular brasileira, mais do que uma expressão musical, mostra um estado de espírito do nosso povo, e essa tradição vem sendo adaptada e renovada. Por isso, reafirmamos nesse momento a necessidade do fortalecimento das políticas culturais no nosso País. O Procultura prevê a formação do Fundo Nacional de Cultura, a revisão da Lei Rouanet, e garante uma divisão mais equânime da isenção fiscal entre as regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do País. Já que tem regiões em que 70% da nossa gente nunca entrou em uma sala de teatro ou de cinema", assinalou Alice Portugal.

Resgate das raízes
Após a apresentação, o artista Caçula do Pandeiro, comentou a dificuldade dos grupos de samba de manterem as atividades culturais. Ele destacou o resgate das raízes africanas para a formação da nossa cultura e reconheceu a importância do ritmo como uma afirmação dos brasileiros a exemplo da experiência que tem tido com aulas de pandeiro para crianças na periferia de Cuiabá (MT). "Eles aprendem a tocar pandeiro, eles aprendem o samba no pé, eles aprendem que Cartola é Agenor de Oliveira, Pixinguinha, Noel Rosa”

Para Caçula do Pandeiro, é preciso lembrar, durante as comemorações, a origem do samba. “Antes de chegar no samba, nós temos que pedir licença para a África. Porque o samba tem origem africana. É o samba do oludum, do lundum, do jongo, do samba de umbigada, e o samba de roda, e o choro, que se diversificaram no Brasil há meio século. Essa é a verdadeira história do samba."

Reportagem - Emily Almeida
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta