Câmara aprova Dia Nacional do Samba de Roda
05/12/2013 - 10:41
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (3) o Projeto de Lei 6360/13, do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), que institui o dia 25 de novembro como o Dia Nacional do Samba de Roda. A proposta foi aprovada de forma conclusiva e segue agora para apreciação do Senado.
O relator na comissão, deputado Márcio Macêdo (PT-SE), defendeu a aprovação do projeto. Segundo ele, a proposta é uma justa homenagem “à origem histórica do samba de roda e sua prática generalizada em todo o País”.
O dia 25 de novembro foi escolhido por ser a data em que o samba de roda recebeu o título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, reconhecido pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por ser considerado essencial para identidade do povo e da comunidade.
"A sua origem vem dos negros africanos, trazidos para o Brasil como escravos, do século XVI até 1850, que contribuíram para o desenvolvimento populacional e econômico do Brasil e tornaram-se, pela mestiçagem, parte inseparável do nosso povo", aponta o autor do projeto, deputado Zezéu Ribeiro.
Da Redação - DC