Deputados da oposição criticam ausência de punições na Petrobras
Para diretor da estatal, ainda estão sendo feitas investigações internas sobre supostas irregularidades.
29/10/2014 - 17:01
O atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, declarou há pouco que ninguém foi punido na estatal pois ainda há investigações internas sobre irregularidades durante a gestão de seu antecessor, Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal.
“Estamos esperando o resultado das comissões para tomar alguma decisão. Fazer uma ação sem ter as investigações internas é algo temerário”, respondeu ao deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). “O senhor está lá desde abril de 2012, nada aconteceu? Nada foi feito, nenhuma punição?”, contestou o parlamentar tucano.
Parlamentares da oposição presentes à reunião da CPMI da Petrobras criticam o que eles dizem ser um esquema de negar qualquer informação por Cosenza. “Até a presidente Dilma reconheceu que há desvios na Petrobras e o senhor que trabalha na área não reconhece?, indagou o deputado Rubens Bueno (PPS-PR).
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) ironizou as declarações de Cosenza, dizendo que ele foi bem “treinado” na Petrobras para dar respostas evasivas. Porém, agradeceu o diretor por concordar em enviar à comissão, em até 15 dias, a relação de todos os contratos de obras e serviços da diretoria de Abastecimento com as empresas que participaram das licitações e os nomes das ganhadoras.
Indicação
O diretor afirmou várias vezes que sua escolha para ser sucessor de Paulo Roberto Costa foi técnica e não houve indicação política. “A decisão foi técnica e feita pela presidente [da Petrobras] Graça Foster.”
Já o deputado Afonso Florence (PT-BA) elogiou Cosenza por não cair em nenhuma “casca de banana” das perguntas dos parlamentares da oposição. “O que estamos vivendo aqui é uma tentativa de 3º turno [eleitoral]”, comentou.
A reunião da CPMI da Petrobras prossegue na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira