Política e Administração Pública

Diretor da Petrobras depõe hoje na CPI Mista

29/10/2014 - 12:53  

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras ouve nesta tarde o atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza. Ele assumiu o cargo no lugar de Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

PetroNotícias
José Carlos Cosenza, diretor de Abastecimento da Petrobras
Conseza, atual diretor de Abastecimento da Petrobras.

O depoimento foi pedido pelos deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Carlos Sampaio (PSDB-SP), e subscrito pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e outros membros da comissão.

De acordo com Bueno, a expectativa é obter esclarecimentos sobre revelações feitas pela imprensa mencionando o nome de Cosenza e ligando-o a condutas consideradas criminosas praticadas pelo doleiro Alberto Youssef, por Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da Petrobras) e pelo deputado Luiz Argôlo (SD-BA) — alvo de duas representações no Conselho de Ética da Câmara por quebra do decoro parlamentar em virtude de envolvimento com Youssef.

Já o deputado Carlos Sampaio afirma que o ex-diretor Paulo Roberto Costa tentou fazer negócios diretamente com a estatal mesmo depois de deixar o cargo, ao enviar uma carta à presidente, Graca Foster, propondo parceria entre a empresa e a REF Brasil, um empreendimento que ele vinha tocando até ser preso e que previa a construção, com recursos privados, de pequenas refinarias de petróleo em pelo menos quatro estados brasileiros. Cosenza teria sido indicado por Foster para tratar do assunto.

O depoimento do atual diretor da Petrobras estava previsto inicialmente para a semana passada, mas Cozenza apresentou atestado médico e não compareceu.

Inicialmente a reunião desta quarta-feira estava destinada a ouvir o doleiro Alberto Youssef, mas ele passou mal no fim de semana e ficou hospitalizado até hoje de manhã.

A reunião da CPI Mista está marcada para as 14h30, na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Da Redação – ND
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.