Política e Administração Pública

Audiência discute investimento do BNDES em frigorífico endividado

15/07/2014 - 08:45  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove hoje, às 14h30, audiência pública para esclarecer a compra, pelo BNDES, de participação no Frigorífico Independência três meses antes da empresa ingressar com pedido de recuperação judicial.

Em novembro de 2008, o BNDES adquiriu, por R$ 250 milhões, participação no Frigorífico Independência, no Mato Grosso do Sul, correspondente a cerca de um terço da composição acionária da empresa. À época da operação, as dívidas do Independência com credores já chegavam a R$ 4 bilhões. Em fevereiro de 2009, a empresa ingressou com pedido de recuperação judicial.

Na tentativa de recuperar o dinheiro investido na empresa, o BNDES recorreu à Câmara Arbitral do Mercado de Capitais da Bovespa, tentando obrigar os controladores do Independência a fazer uma recompra das ações do frigorífico em poder do banco, mas foi derrotado na ação.

“É de conhecimento público que o banco de fomento federal tem adotado uma política de alto risco, concedendo empréstimos, participações e aportes financeiros a grandes conglomerados econômicos em conhecidas dificuldades financeiras”, afirmam os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), no requerimento da audiência.

Participará do debate o superintendente da Área de Mercado de Capitais do BNDES, Caio Marcelo de Medeiros Melo.

A audiência será realizada no plenário 4.

Da Redação - DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.