Recuperação judicial do Frigorífico Independência foi inusitada, diz diretor do BNDES
15/07/2014 - 16:13
O diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Julio Cesar Ramundo afirmou há pouco que o pedido de recuperação judicial do Frigorífico Independência três meses depois de o banco federal ter pago R$ 250 milhões em participações acionárias foi “inusitado”.
“É um caso muito inusitado em que fizemos uma série de questionamentos que não foram respondidos a contento”, afirmou Ramundo, que administra as áreas industrial, de capital empreendedor e mercado de capitais do banco.
Ele participou de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, encerrada há pouco, para esclarecer a compra, pelo BNDES, de participação no Frigorífico Independência três meses antes de a empresa ingressar com o pedido de recuperação judicial.
Para o deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR), chama a atenção a contabilidade que não exprimia com clareza a situação do frigorífico. “A instituição se baseou em informações erradas. Mas não conseguimos esclarecer e chegar ao que queremos, se um lado busca se justificar e, do lado político, um ataca e outro defende”, disse.
Em janeiro de 2013, a JBS, dona do grupo Friboi e maior processadora de proteína animal do mundo, comprou os ativos do Frigorífico Independência. Em novembro de 2012, a maioria dos credores do frigorífico tinha aprovado a operação.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi