Relator reconhece dificuldades para sanar impasse sobre terras indígenas
11/06/2014 - 15:33
O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da proposta (PEC 215/00) que submete ao Congresso a decisão final sobre demarcações de terras indígenas, disse há pouco que tem encontrado dificuldades em propor uma solução para o tema. "Precisamos acabar com essa tendência ao conflito. A Funai [Fundação Nacional do Índio] tem boicotado nossas reuniões nos estados.", criticou.
Atualmente, todo o processo acerca das demarcações fica concentrado no Poder Executivo.
Serraglio informou que está recolhendo sugestões para que a legislação não seja contestada futuramente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Já excluímos qualquer possibilidade de revisão de terras já demarcadas e consolidadas em nosso regime jurídico", observou.
Propriedade rural
Por sua vez, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) declarou que é preciso garantir o direito à propriedade rural. "Não é possível que, com apenas um ato administrativo, seja possível desapropriar terras", defendeu. Ele acha difícil que haja recursos para indenizar todas as propriedades que a Funai quer desapropriar. "Eles dizem que querem chegar a 25% do território nacional", informou.
Os parlamentares participam de audiência pública da comissão especial responsável pela análise da PEC 215/00. O debate prossegue no plenário 14.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Marcelo Oliveira