Segurança

Autoridades afirmam estar prontas para lidar com manifestações durante a Copa

27/05/2014 - 15:39  

O delegado da Polícia Federal Rodrigo Avelar, da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, disse há pouco que as autoridades estão prontas para lidar com possíveis protestos populares durante a Copa do Mundo. "O objetivo é garantir que as manifestações legítimas possam ocorrer e os excessos sejam coibidos", afirmou.

Avelar declarou que haverá o monitoramento prévio para identificar as manifestações e que as forças policiais estarão equipadas com armamentos não letais para dispersar esses movimentos. "Estamos investindo em treinamento e poderemos contar com caminhões com canhões de água para esse fim", informou.

Ele participa de audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado sobre a estrutura de segurança dos grandes eventos sediados pelo Brasil.

Terrorismo
Por sua vez, o coronel Antonio Ruy Costa Junior informou que a tropa de segurança pública está muito bem treinada para lidar com os protestos. "As Forças Armadas poderão ser solicitadas pelo governador do estado, mas somente em ultimo caso", esclareceu.

"Para nós, da defesa, a maior preocupação é o terrorismo", comentou o coronel. Ele acrescentou que as forças armadas estão recebendo informações dos outros países que participam da competição e que mais de mil homens participam do contingente antiterrorismo. "A melhor ferramenta é a prevenção com esforço pesado em inteligência. Para isso, contamos com a colaboração de inúmeras agências nacionais e internacionais", concluiu.

A reunião ocorre no plenário 8.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.