Cidades e transportes

Presidente da Anac diz que fluxo de passageiros durante a Copa será menor

Em audiência na Câmara dos Deputados, Marcelo dos Guaranys afirma que aeroportos das cidades-sede terão aumento por causa dos passageiros-torcedores, mas que os demais no Brasil terão redução porque haverá um tráfego a trabalho mais baixo.

30/04/2014 - 14:48  

Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados
Audiência Pública Tema: Apresentar a situação atual da Agência Nacional de Aviação Civil. Diretor-presidente da ANAC, Marcelo Pacheco dos Guaranys
Marcelo dos Guaranys disse que 20 aeroportos terão mais autorizações para pouso e decolagem na Copa.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys, disse nesta quarta-feira aos deputados da Comissão de Viação e Transporte que o movimento geral de passageiros durante a Copa do Mundo deverá ser menor que o normal para os meses de junho e julho.

Segundo ele, isso deve ocorrer por causa da mudança no perfil dos passageiros. "No geral, a gente vai ter um movimento menor do que a gente tem num período normal de junho, por exemplo, onde você tem um tráfego executivo maior, com muitas reuniões de trabalho, muitos profissionais se deslocando pelo País. Então a gente sabe que vai ter uma diminuição deste tráfego executivo e vai ter uma movimentação maior de passageiros-torcedores”, ressaltou.

Marcelo dos Guaranys acrescentou que “isso vai gerar uma diminuição do número de passageiros geral, mas um aumento do número de passageiros entre determinadas cidades”. “Então, por exemplo, Cuiabá, que é uma cidade que tem um tráfego menor que Guarulhos e Brasília, vai ter um tráfego maior naquele instante."

Até o dia 17 de abril, da oferta de 11,5 milhões de passagens para a época da Copa, menos de 20% tinham sido vendidas.

De qualquer forma, o presidente da comissão, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), questionou o presidente da Anac sobre a capacidade de atendimento dos aeroportos mais procurados durante a Copa.

Marcelo disse que a agência está organizando slots – as autorizações para pouso e decolagem – de maneira específica para atender as necessidades de 20 aeroportos mais relacionados à Copa: os 12 das cidades-sede e outros 8 próximos. Marcelo fez questão de assinalar que a principal função da agência é garantir a segurança dos passageiros.

Perspectivas
O presidente da Anac foi convidado pela comissão, a partir de requerimento do deputado Washington Reis (PMDB-RJ), para falar sobre as perspectivas para as atividades da agência no futuro. Marcelo dos Guaranys disse que, em 2012, o País transportou 107 milhões de passageiros, um total 189% maior que o verificado em 2003. Ele afirmou, porém, que países desenvolvidos costumam transportar de quatro a cinco vezes o tamanho de sua população por ano. A estimativa para o Brasil é chegar a 211 milhões de passageiros em 2020.

No Brasil, a popularização do transporte aéreo teve uma virada em 2010, quando o total de viagens interestaduais passou a ser de 52% para a aviação contra 47% para os ônibus. Desde então, o transporte aéreo vem aumentando em relação ao rodoviário.

Em relação às tarifas, Marcelo afirmou que, em 2002, apenas 20% das passagens eram vendidas por menos de R$ 300. Em 2013, o percentual subiu para 59%.

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.