Deputado defende integração dos órgãos de segurança como legado da Copa
27/05/2014 - 15:52
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), afirmou ter certeza de que o Brasil está preparado para Copa do Mundo.
Ele defendeu que a integração das forças de segurança ficasse como legado para os estados. "É uma boa semente que está sendo plantada ali", disse Avelino, que comandou audiência pública, encerrada há pouco, sobre a estrutura de segurança para os grandes eventos no País.
O parlamentar informou que esteve no centro de controle de segurança montado em Brasília para o mundial e se disse "um pouco mais tranquilo". Avelino ficou satisfeito com o monitoramento das cidades-sede, aeroportos e estádios.
Ele acredita que haverá condições, inclusive, de lidar com possíveis manifestações populares durante o evento.
Integração
O delegado de Polícia Federal Rodrigo Avelar, da Secretaria de Segurança para Grandes Eventos, também destacou a integração dos órgãos de segurança na preparação para a Copa. "Temos todo um aparato tecnológico que vai servir de legado, como os 12 centros físicos de segurança nas sedes e o video-monitoramento das cidades", afirmou.
A reunião também contou com a participação de Carlos Erane de Aguiar, coordenador do fórum empresarial de defesa e segurança da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). "O Brasil está de parabéns. As autoridades nos deixaram muito tranqüilos", comentou Aguiar.
Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Marcelo Oliveira