Economia

Inflação não vai ultrapassar teto da meta, diz Mantega na Câmara

Ministro participa do seminário Brasil Novo, que discute com governo e empresários o futura da economia brasileira

29/04/2014 - 11:30  

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje na Câmara que, como tem acontecido há dez anos, este ano a inflação também não vai ultrapassar o teto do sistema de metas, que é de 6.5%. Para o crescimento econômico, Mantega afirmou que este ano deve ser de 2,3% mas que, a partir de 2015, voltará a crescer mais, chegando a 4% em 2016. Isso porque segundo o ministro, a crise financeira internacional, que começou em 2008, está no seu final.

Mantega lembrou que no período da crise, o Brasil cresceu 17,7%, enquanto outros países não cresceram nada ou cresceram muito pouco. Ele considerou como ganho permanente, o mais importante, a geração de mais de 20 milhões de emprego desde 2003. Para este ano, é esperado 1 milhão de empregos.

Outro dado que reforça a solidez do País, de acordo Mantega, é o fato de o Brasil estar sempre entre os cinco países que mais recebem investimentos diretos de fora. Como desafios para o futuro, o ministro da fazenda afirmou que é preciso investir em infraestrutura e inovação. Segundo ele, entre 1995 e 2002, o crescimento dos investimentos foi de 1% ao ano, em média, e de 2003 para cá esta média teria sido de mais de 6% ao ano.

Guido Mantega participa do seminário Brasil Novo, promovido pelas comissões de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ); de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e do Código Comercial (PL 1572/11).

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação, Mario Feitoza disse que o objetivo é ouvir governo e empresários sobre o futuro da economia brasileira.

Continue acompanhando esta cobertura.

Confira a programação.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.