Deputado defende aprovação do fim dos autos de resistência
28/11/2013 - 14:00
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) quer a aprovação do projeto de lei que determina o fim dos autos de resistência (PL 4471/12). O auto de resistência pode ser utilizado para justificar a morte de um suspeito durante a abordagem e prisão por um agente policial.
A proposta, defendida por Teixeira durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, determina a investigação de todas mortes envolvendo agentes do Estado, e está pronta para análise do Plenário. O deputado acredita que essa é uma das principais formas de o parlamento atuar sobre o tema.
Foi Teixeira quem sugeriu o debate realizado nesta quinta-feira sobre o Plano Juventude Viva de enfrentamento à violência contra os jovens negros. Assim como representantes do governo e de movimentos sociais presentes ao debate, o parlamentar considera que o racismo institucional ainda está presente no Brasil, tendo a atuação policial como uma das principais marcas dessa realidade. “Temos que desmontar aparato de Estado extremamente perverso”, disse o parlamentar.
Amaury Teixeira também concordou com os participantes do debate de que a Câmara precisa aprovar o projeto que estipula cota de 20% para negros em concursos públicos (PL 6738/13).
O debate foi encerrado.
Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Rachel Librelon