Secretário afirma que Saúde abriu 635 novos leitos para usuários de drogas
21/11/2013 - 11:12
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, informou há pouco que, após o lançamento do o programa “Crack, É Possível Vencer”, em dezembro de 2011, o governo já criou 635 novos leitos especializados para usuários de drogas em hospitais gerais; 90 consultórios na rua; 2.046 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); e 43 CAPS 24 horas.
Além disso, 90 mil vagas foram criadas para a capacitação de profissionais de saúde no tratamento de usuários de drogas. Ele participa de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que avalia o programa do governo.
Segundo Helvécio Miranda, não há contigenciamento de recursos do governo federal no programa de combate ao crack. Conforme o secretário, o ministério já gastou mais de R$ 900 milhões do R$ 1,3 bilhão previsto para o órgão no âmbito do programa.
Ele destacou ainda que a pesquisa “Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do País”, encomendada pelo governo, desmitificou a ideia de que o usuário de crack morre rapidamente. “Eles intensificam o uso e necessitam de internação”, explicou. “Por isso, precisamos ter mais leitos de internação”, completou. A pesquisa mostra que o tempo médio de uso é de oito anos.
A audiência ocorre no Plenário 7.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi