Política e Administração Pública

Miriam Belchior: programa de concessões é aposta para crescimento

25/09/2013 - 21:59  

Alexandra Martins / Câmara dos Deputados
Audiência pública conjunta das comissões Mista de Orçamento (CMO) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) para esclarecimentos acerca da execução orçamentária para as Forças Armadas. Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior
Miriam Belchior: o crescimento do PIB foi maior do que a expectativa do mercado. Os analistas nem sempre captam em suas previsões o que está acontecendo.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou que o programa de concessões é a aposta do governo federal para o crescimento da economia. O governo Dilma Rousseff prevê um programa de leilões de infraestrutura estimado em cerca de R$ 500 bilhões em investimentos.

“O consumo interno e o investimento são pilares do crescimento. Era com o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], Minha Casa e Minha Vida e agora com o programa de concessões”, disse a ministra. No início do mês, porém, o governo teve de cancelar leilões de concessão de duas rodovias por falta de interesse de investidores.

Miriam Belchior participou nesta quarta-feira (25) de audiência pública conjunta da Comissão Mista de Orçamento e da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Ela veio falar sobre a proposta orçamentária de 2014 (PLN 9/13), sobre o contingenciamento de R$ 28 bilhões no Orçamento de 2013, anunciado pelo governo em maio, e sobre a situação dos restos a pagar de 2012.

Crescimento maior
A proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA, PLN 9/13) para 2014 prevê aumento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e estima a inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) em 5%.

A ministra lembrou que o crescimento do PIB do segundo trimestre de 2013 em 1,5% foi maior do que a expectativa do mercado. “Os analistas nem sempre conseguem captar em suas previsões o que está acontecendo.”

A pasta de Planejamento é o órgão do governo federal responsável pela definição dos limites de gastos de cada ministério.

Dívida bruta
A ministra Belchior disse que a dívida bruta brasileira está “basicamente estável” e não cresce muito. De acordo com ela, a dívida bruta cairia de 59,4% do PIB para 41,6%, em julho, caso fossem contabilizadas as reservas internacionais no cálculo.

Miriam ainda disse que o débito era de 58,7% em 2012 e chegou a 59,4% em julho deste ano. Contabilizadas as reservas internacionais, a dívida bruta chegaria a 41,1% em 2012 e a 41,6% em julho de 2013.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.