Anatel investiga suspeita de quebra de sigilo por Teles
20/08/2013 - 18:22
O vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, afirmou há pouco que a agência está investigando se houve falhas na operação das empresas de telecomunicações ou violação nas comunicações de cidadãos brasileiros.
Ele participa de audiência pública na Câmara para esclarecer as medidas tomadas para investigar as denúncias de que a agencia de segurança dos Estados Unidos teria monitorado as comunicações no Brasil.
Segundo Valente, a Anatel está avaliando presencialmente 12 empresas de banda larga que controlam 99% do tráfego de dados internacional no País.
Até o momento, nenhuma irregularidade foi encontrada, mas a investigação ainda levará pelo menos um mês. "Já verificamos, entretanto, que será necessário ampliar o leque de empresas fiscalizadas", afirmou.
Entre os pontos avaliados, está o nível de segurança, o controle de acesso a informações, a proteção dos registros, entre outros. "Também estamos avaliando os contratos de interconexão internacional para ver se dão brecha a quebra de sigilo", completou.
Valente lembrou ainda que usuários de dispositivos móveis, ao aceitarem as condições de uso de softwares como android ou IOS, liberam acesso desses grupos a todas as informações trocadas.
O debate é promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; de Fiscalização Financeira e Controle; de Legislação Participativa; e de Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, no Plenário 13.
A realização da audiência foi sugerida pelos deputados Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Edinho Bez (PMDB-SC), Glauber Braga (PSB-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), Nelson Pellegrino (PT-BA), Newton Lima (PT-SP) e Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG).
Participação popular
Quem quiser poderá acompanhar a audiência, ao vivo, e participar de um chat sobre o assunto promovido pelo portal e-Democracia. Clique aqui e participe.
Reportagem - Geórgia Moraes
Edição – Regina Céli Assumpção