Cidades e transportes

Diretor da Sudeco afirma que é essencial ampliar o transporte ferroviário

Para Marcelo Dourado, Brasil está de 70 a 100 anos atrasado em relação ao mundo no que diz respeito ao transporte intermunicipal sobre trilhos.

09/07/2013 - 12:39  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Comissão geral para discutir a política tarifária do transporte coletivo municipal de passageiros. Representante do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado
Marcelo Dourado disse que é inadmissível o Brasil não ter uma fábrica de trilhos.

O diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, defendeu a ampliação do transporte ferroviário para solucionar problemas de mobilidade urbana.

“Tenho um sonho e esse é o trilho, a ferrovia”, afirmou Dourado, parafraseando discurso do ativista Martin Luther King. Segundo ele, os seis maiores países do mundo têm as ferrovias como base do transporte entre municípios. “Estamos 70 a 100 anos atrasados em relação ao mundo”, disse, ao participar de comissão geral no Plenário da Câmara que debate a política de transporte público no Brasil.

Enquanto Estados Unidos, Rússia, Canadá, China e Índia usam o trilho em 50% da malha de transporte intermunicipal, no Brasil o número chega a apenas 24%. “A referência de transporte no Brasil é o pneu, e não o trilho”, criticou Dourado.

O diretor da Sudeco também reivindicou a instalação de uma fábrica de trilhos para ampliar a indústria ferroviária. Segundo ele, é inadmissível o Brasil, como maior produtor de minério de ferro, não ter uma fábrica de trilhos. “É fundamental que coloquemos o Brasil nos trilhos.”

O debate sobre a política de transporte público prossegue no Plenário.

Continue acompanhando essa cobertura.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.