Consumidor

Comissão aprova divulgação de direitos do consumidor em lista telefônica

24/06/2013 - 15:58  

Arquivo/ Alexandra Martins
Sandro Alex
Sandro Alex: emendas facilitam entendimento dos cidadãos.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou, na quarta-feira (19), as emendas do Senado a uma proposta da Câmara (PL 768/03) que obriga as operadoras de telefonia fixa a divulgar a legislação de defesa do consumidor nas listas telefônicas. O projeto é do ex-deputado Luiz Bittencourt.

As emendas restringem a legislação que será divulgada aos dispositivos que definem os direitos básicos do consumidor (artigos 6º e 7º do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078/90) e os direitos e deveres do usuário de telecomunicações previstos na lei geral do setor (artigos 3º e 4º da Lei 9.472/97).

O relator na comissão, deputado Sandro Alex (PPS-PR), recomendou a aprovação das emendas com o argumento de que elas facilitam o entendimento dos cidadãos. “Ao reduzir a abrangência da norma, os direitos e deveres ficam mais evidentes. Seria muito complexo relacionar os mais de cem artigos do Código de Defesa do Consumidor, somados às demais leis e regulamentos relativos à matéria”, destacou.

Sandro Alex lembrou ainda que Luiz Bittencourt é o autor do texto que originou a Lei 12.291/10, que tornou obrigatória a manutenção de exemplares do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Tramitação
O PL 768/03 foi aprovado na Câmara em 2009 e remetido ao Senado. Lá, recebeu duas emendas, que foram enviadas para exame dos deputados. Antes da Comissão de Ciência e Tecnologia, as alterações propostas já haviam sido aprovadas pela Comissão de Defesa do Consumidor. Agora, ainda dependem de análise, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta