Oposição anuncia que não irá obstruir votação da MP da redução na conta de luz
12/12/2012 - 12:06
O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), afirmou há pouco que seu partido não irá fazer qualquer tipo de obstrução para impedir a votação da Medida Provisória MP 579/12, que reduz em cerca de 20% o custo da energia elétrica consumida no País a partir de 2013.
Araújo disse que concorda com a redução das tarifas tanto para residências quanto para a indústria brasileira. No entanto, para o líder do PSDB, o governo errou ao anunciar tarifas mais baixas dando a entender que isso viria apenas com a redução de encargos.
“Houve prepotência do governo ao não negociar e dialogar previamente as consequências dessa proposta com empresas do setor”, disse Araújo, para quem a redução poderia ter sido ainda maior. “Só retirando o PIS e a Confins o governo poderia reduzir em 5% a tarifa de energia consumida no País”, disse.
O vice-líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), defendeu a aprovação da MP 579. Para Guimarães, a MP 579 não diz respeito ao governo, mas ao País. “Estamos favorecendo não só a redução do custo de produção da nossa indústria, mas também o valor da tarifa de energia paga pelos consumidores residenciais”, afirmou.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Westphalem