Ciência, tecnologia e Comunicações

Investimento diário em telefonia é de R$ 63 milhões, afirma sindicato patronal

11/12/2012 - 15:34  

Divulgação/Governo do Espírito Santo
Comunicação - Telefonia - Pessoa falando ao celular
Dados da Anatel e do Procon mostram que as empresas de telefonia são as campeãs de reclamações.

O diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, Eduardo Levy Moreira, forneceu há pouco um quadro da situação em que se encontra o setor. Pelos seus dados, juntas as empresas de telefonia investem todos os dias R$ 63 milhões no País. Segundo Levy, já são 259 milhões de chips ativados no País e 85 milhões de clientes com conexões de internet com banda larga.

Ele acrescentou que 3127 municípios contam com tecnologia 3G de internet, o que totaliza 87% da população coberta. Um número muito superior à meta inicial do País que era de 928 neste fim de 2012.

Para o representante do sindicato patronal, o mercado brasileiro é muito bom, pois não tem uma empresa dominante. Ele atribui isso a um acerto de política pública que sempre favoreceu a concorrência.

Ainda de acordo com Levy, um ranking editado na Alemanha coloca o mercado brasileiro entre os três mais competitivos do mundo. Uma das consequências disso, para ele, seria uma queda que vem ocorrendo no preço do minuto nas chamadas.

Eduardo Levy Moreira participa de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para debater assuntos gerais vinculados ao setor de telecomunicações, especialmente os planos de investimentos elaborados pelas operadoras de telefonia celular para a melhoria da qualidade dos serviços.

A reunião prossegue no plenário 13.

Continue acompanhando esta cobertrura.

Reportagem - Idhelene Macedo/ Rádio CÂmara
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.