Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão debate investimentos feitos pelas operadoras de celular

11/12/2012 - 08:36  

Divulgação/Governo do Espírito Santo
Comunicação - Telefonia - Pessoa falando ao celular
Dados da Anatel e do Procon mostram que as empresas de telefonia são as campeãs de reclamações.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza hoje, a partir das 14h30, audiência pública para debater assuntos gerais vinculados ao setor de telecomunicações, especialmente os planos de investimentos elaborados pelas operadoras de telefonia celular para a melhoria da qualidade dos serviços.

Em julho deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) suspendeu a venda de chips das empresas de telefonia móvel Oi, Claro e TIM em vários estados do País. A suspensão durou 11 dias e as vendas só foram liberadas depois que as empresas se comprometeram a investir R$ 20 bilhões nos próximos três anos.

Em audiência promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, em agosto, o presidente da Anatel, João Rezende, disse que a agência iria acompanhar a evolução dos investimentos e dos indicadores de qualidade do serviço prestado por essas empresas. Caso as operadoras não cumpram os compromissos assumidos, a Anatel poderá decidir por uma nova proibição das vendas.

O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que solicitou a realização da audiência, quer apresentar novos questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados e os instrumentos utilizados pela Anatel para fiscalizá-los.

Além do presidente da Anatel, foram convidados para participar do debate, o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy.

A reunião será realizada no Plenário 13.

Da Redação/MW

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.